Engenheiro Beltrão inicia estudos para implantação de rota turística

ANEB

No último dia 11 a Secretaria de Educação, Cultura e Transporte organizou uma reunião através do departamento de cultura, com o objetivo de lançar um projeto de turismo regional, envolvendo o município de Peabiru.

Marcaram presença no encontro, a Secretária de Educação Elaine Bernardes, a Secretária de Assistência Social Geisa Rigueti, o Diretor de Cultura Euton linhares, a Vice Prefeita de Peabiru Maria José Nascimento, Diretor de Cultura de Peabiru Arléto Rocha e Washington Luiz, a vereadora Rosália Machado, além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ademir Paiva, chefe de gabinete Mirian Bruneta, Secretário de Convênios Raoni Ruchitinica, Secretária de Saúde Lucymara Jorge e a Secretária de Compras Andreia Bernardi, e empresários do setor hoteleiro e gastronômico do município.

O objetivo do projeto é fomentar o turismo na região, apostando nos aspectos naturais e econômicos, gerando renda aos municípios nos segmentos de artesanato, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e pousadas, atrelando também a questão esportiva, como motocross, rodeio, canoagem, levando em consideração a bacia do Rio Ivaí e seus afluentes, e ainda promover a integração social com eventos que atraiam turistas e posteriormente, investidores nos municípios.

A ideia, segundo o diretor Euton Linhares é consolidar a rota turística entre as duas cidades na qual será visitada por caminhantes, trilheiros, ciclistas, cavaleiros e com isso fomentar o comércio e atrair divisas as duas cidades. Depois estender o Projeto as demais cidades do G7 - Grupo de 7 municípios que assinaram o Tratado de Peabiru, no qual Engenheiro Beltrão está inserido.

A primeira dama e Secretária de Assistência Social Geisa Rigueti, que representou o Prefeito no encontro, falou da importância da união de forças para um bem em comum que é o turismo, onde quem ganha é a comunidade e os comerciantes, que geram renda através do setor.

Uma outra reunião já está marcada com empresários no município de Peabiru, no próximo dia 25, e deverá contar com a presença do Prefeito Rogério Rigueti.