Imprimir Postagem
XIV Conferência Municipal de Saúde falou sobre “Democracia e Saúde” em Engenheiro Beltrão

///Da Assessoria///

Realizada na tarde desta quarta-feira (27) no Polo de Apoio Presencial em Engenheiro Beltrão, a XIV Conferência Municipal de Saúde abordou o tema “Democracia e Saúde”, com um público de aproximadamente 150 pessoas no auditório.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde Claudenor Gilis, Secretária de Saúde Lucymara Jorge, primeira dama e Secretária de Assistência Social Geisa Rigueti, que representou o Prefeito Rogério Rigueti, Secretária de Educação Elaine Bernardes, Sargento da Polícia Militar Edwin Alexandro e o vereador Thiago Chiminello que representou o Poder Legislativo.

A explanação do tema ficou sobre responsabilidade da Farmacêutica Ariadne Dantas Vieira Pepino, Chefe da Epidemiologia da Regional de Saúde de Campo Mourão, que falou sobre o tema escolhido para este evento, ressaltando a importância do Sistema Único de Saúde.

A primeira dama discursou em nome do Prefeito, que no ensejo aproveitou para falar dos avanços que o município teve nos últimos anos e anunciou novos investimentos e início de obras nos conjuntos.

A Secretária Lucymara agradeceu a presença de todos, falou do trabalho realizado pela equipe de saúde e enfatizou a importância do tema abordado na conferência. “Vivemos em uma democracia, com direitos e deveres. Na saúde temos que encarar a democracia da mesma forma e para isso, estamos trabalhando na busca de novas experiências e ações que melhorem ainda mais o atendimento dispensado à comunidade”, comentou.

Antes do início dos trabalhos, o grupo Arte Encenada de Campo Mourão fez uma apresentação cultural.

Para uma discussão efetiva foram realizados grupos de trabalhos, cada grupo discutiu e elaborou propostas sobre um tema específico, como Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS. As propostas visam buscar melhorias e mudanças nos setores que englobam a saúde do município, sendo estas aprovadas em plenária.

Uma das propostas elaboradas, também eleita em plenária, será encaminhada a Conferência Nacional e outras (3) para Conferência Estadual.

Durante a conferência, houve eleição em plenária para representar o município na conferencia estadual, elegendo Eliel Castanho como representante dos usuários.

Em entrevista, a primeira dama Geisa Rigueti comentou que o momento serviu para reflexão, podendo se observar os erros e acertos, coisas que podem mudar e proporcionar uma melhoria na qualidade vida à população. “Sabemos das dificuldades, mas temos uma equipe que trabalha incansavelmente para o bem da população. Os frutos do trabalho da equipe foram provados com as excelentes propostas apresentadas, que vão compor o conteúdo da Conferência Nacional”, finalizou Geisa.

XIV Conferência de Saúde

28/03/2019